A tontura sempre vem quando deito rapidamente e levanto rapidamente…
- fabiolamachadofono
- 1 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Em estudos científicos recentes comprovou-se que a maior causa de vertigem nas pessoas, independente da idade é a Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB), erradamente chamada de “labirintite”.
Veja o quadro abaixo:

Em tradução ao quadro, podemos ver que o motivo número 1 das vertigens é a VPPB, ou seja, a tontura dos “cristais” que se caracteriza por vertigem posicional que piora ao movimentar a cabeça para cima ou para baixo rapidamente, ao deitar, levantar e/ou virar-se na cama para o lado com o problema.
É física pura! Existe um corpo estranho que são os “cristais”, fora do lugar! Logo, o seu tratamento também é físico e precisa ser tratado por meio de movimentos e não de remédios.
E como avaliar se você tem ou não os “cristais” fora do lugar?
Seus olhos são mais do que reflexo da alma, eles são também um reflexo do que está acontecendo no seu labirinto!
Por isso, a avaliação acontece com o uso de óculos específicos com uma câmera para gravação dos movimentos dos olhos, afinal, são estes movimentos que dirão o que está acontecendo lá dentro.
É necessário o uso dos óculos especiais, pois o movimento pode ser tão pequeno que é imperceptível a olho nu.
A direção e tipo de movimentos são os definidores da localização destes cristais (otólitos) no labirinto que definirá a próxima ação: o tratamento.

Além dos óculos com vídeo, precisamos realizar movimentos específicos para encontrar o é procurado:

Como tratar a “labirintite dos cristais”?
Sabendo onde está o problema, ou melhor, para qual lugar do labirinto os cristais se deslocaram, posso realizar um tratamento específico e certeiro.
Eu só consigo colocar algo no seu devido lugar quando sei de onde tirar e para onde levar, certo?
Então, existem várias possibilidades de localização dos otólitos (cristais), logo, várias manobras liberatórias para colocar no lugar!
Eu posso fazer as manobras sozinho em casa?
DE JEITO NENHUM! Entenda no vídeo abaixo o que são os cristais fora do lugar primeiro:
Displaced otoconia são os cristais se deslocando no labirinto.
Nesta figura: mostra como os otólitos se desprendem do utrículo e caem no canal semicircular, e a partir daí se movimentam livremente no canal, levando a vertigem a cada movimento da cabeça.
Estes cristais se deslocam livremente no labirinto, logo, o movimento para colocar no lugar precisa ser certeiro para evitar que elas se espalhem por todos os canais ou fiquem paradas em algum lugar, causando mal estar, vômito e muito desequilíbrio.
Veja o movimento dos olhos:
Neste caso os “cristais” saíram do lugar no labirinto esquerdo e estão no canal semicircular posterior.
Se não posso fazer em casa, como posso tratar?
Procurando um profissional de saúde especializado em otoneurologia (Fonoaudióloga especialista em Audiologia, Fisioterapeuta, Médico Otorrinolaringologista ou Neurologista)
Comments